A evolução das máquinas nos últimos 100 anos

Conheça como as máquinas evoluíram e como isso interfere na sua vida cotidiana, trazendo facilidades e agilidade na transformação de materiais de todos os tipos.

Em 31/07/2020 08:34

A evolução do homem como ser vivo é lenta. Em contrapartida, a capacidade de evoluir suas criações é surpreendente e torna-se cada vez mais rápida. É fato que, além de reduzir custos e tempo de produção, a mecanização dos processos na construção civil produz benefícios visíveis para as empresas, consumidores e a população geral.

Vias para o transporte de alimentos e demais produtos, construções de hospitais e shoppings em tempos recordes, portos, utilização de terrenos antes inviáveis pelo declive... tudo isso foi ampliado graças a evolução das máquinas.

A evolução das máquinas nos últimos 100 anos

A evolução das máquinas e novas tecnologias relacionadas tem sido cada vez mais rápida

No século XVIII, a população crescia rapidamente, houve uma demanda cada vez maior por vias públicas, canais para tráfego de mercadorias e grandes edificações em tempo reduzido. Assim, se iniciava a primeira Revolução Industrial na Inglaterra, com construções de máquinas para viabilizar processos extremamente difíceis apenas com força humana e, também, acelerar os meios produtivos.

Passamos anos evoluindo de forma lenta, até que enfim no século XX, foi possível realizar tráfegos sobre esteiras, rodas metálicas e, depois, pneus. A partir de então, as invenções e aperfeiçoamentos ocorreram com uma rapidez enorme, tornando produtos criados há poucos anos cada vez mais obsoletos. No entanto, todo esse processo evolutivo das máquinas foi imprescindível para coincidir finalmente com o desenvolvimento de softwares que agregassem ainda mais os equipamentos.

 

Evolução industrial e da construção civil

Não seria possível executar a grande quantidade de obras de 1900 a 1920 sem a utilização de equipamentos mecanizados, em especial nos Estados Unidos. Em certos lugares do mundo, como na Europa, ainda havia muita escavação manual nesse período, consumindo um tempo precioso, principalmente em tempos de guerra.

Evolução industrial e da construção civil

Indústria e construção civil evoluíram consideravelmente, se tornando mais produtivos

Outro fato importante foi o surgimento do trator. Em 1901, surgiu o primeiro trator a vapor. Já a primeira máquina a diesel apareceu em 1907, e lentamente conquistou o mercado, visto que inicialmente havia grande descrença acerca dos motores a combustão e pela dificuldade em ser operado (inicialmente era preciso 19 passos para iniciar os trabalhos diariamente).

Também nesse período, surgiram os principais equipamentos de movimentação de terra já criados:

  • Escavadeira
  • Retroescavadeira
  • Dragline
  • Clamshell

Importante frisar que do mesmo modo que houve evolução tecnológica de equipamentos, a mão de obra necessita acompanhar esse processo e evoluir, se especializando para garantir o uso correto das máquinas.

Evolução industrial e da construção civil

Menor tempo de construção e demolição aliados à segurança no trabalho

Criada em 1995, a Lubrimatic chegou no mercado já com grandes evoluções e, desde então, não pára de se especializar e manter seu portfólio atualizado com máquinas cada vez mais modernas. Seus serviços contam com tecnologia de ponta para proporcionar agilidade e maior segurança para os trabalhadores, clientes e população civil.

A Lubrimatic é especializada em cortes, furos, elevação, demolição, escavação e siderurgia. Vamos conhecer agora um pouco das máquinas utilizadas em cada um desses processos.

 

Máquinas para cortes em concreto

Para realizar cortes em concreto, são utilizadas ferramentas diamantadas, que permitem realizar modificações em construções já consolidadas sem alterar ou prejudicar a estrutura existente, uma vez que não causa vibração.

 

Máquinas para furos em concreto

É possível realizar furos em concretos de quaisquer diâmetros, com diferentes profundidades e níveis de angulação. São utilizadas coroas diamantadas e sistemas rotativos que causam pouco ruído e vibração.

 

Equipamentos para elevação

Imagem guindaste - Fonte: por Joakim Honkasalo em Unsplash

Em construções e indústrias, é essencial máquinas capazes de promover o içamento de materiais e de maquinários leves e pesados, bem como a movimentação de cargas e equipamentos. Para isso, são utilizados:

  • Caminhões com guindaste articulado;
  • Guindastes;
  • Caminhões Plataforma.

 

Equipamentos de demolição

Imagem demolição do prédio - Fonte: por Brandon Hoogenboom em Unsplash

Para promover a readequação do espaço e a liberação de áreas para novos projetos em construção, de forma rápida e segura, é necessário máquinas de alta performance para tais operações, como:

  • Demolição com escavadeiras e carregadeiras
  • Demolição robotizada
  • Demolição com rompedores elétricos

Outra ferramenta utilizada para demolição, que não envolve máquinas, mas engloba muita tecnologia, é a demolição por implosão química.

 

Máquinas para escavação de solo

Quando há necessidade de implantação de estruturas abaixo do nível do terreno, como fundações, tubulações, reservatórios entre outros, é necessário realizar a escavação de forma segura e eficaz para não comprometer o terreno. Existem diversos modelos de escavadeira que realizam esses processos, a depender do tipo de solo e relevo do local.

 

Robôs para limpeza de forno em siderúrgicas

Robôs de demolição podem ser utilizados também na manutenção e limpeza de fornos, reatores, tanques, carros torpedo, canais de corrida, remoção de escórias, colagem e refratários. Essas atividades acontecem normalmente em locais de altas temperaturas e podem apresentar riscos aos trabalhadores se fosse feito de forma manual.

Imagem robô de demolição - Fonte: http://www.concretecut-n-breakjp.com/2019/09/20/building-demolition-in-pollachi-094431-87125/

É difícil imaginar a realidade que vivemos atualmente sem que as máquinas tivessem evoluído consideravelmente. Na construção civil e na indústria, elas permitem uma maior escala de produção e, devido a isso, uma mão de obra cada vez mais qualificada e segura em seu trabalho.

Continuamos acompanhando todos os avanços e certos de que a tecnologia nos agrega facilidades e recursos antes inimagináveis.

Você acompanha a evolução das máquinas pesadas? Conte-nos suas experiências nos comentários!