Desafios que existem na gestão de obras

Dada a complexidade desse trabalho, o desafio do gestor de obras é planejar e administrar o trabalho de um determinado grupo para garantir a qualidade e o prazo de entrega.

Ser gestor de obras é um grande desafio, pois requer que o profissional administre uma série de fatores que garantem que a empresa tenha um melhor desempenho. A gestão de obras não é diferente: é preciso certificar o cliente da qualidade e segurança ao contratar o serviço de sua empresa, além de garantir que todos os setores estejam funcionando perfeitamente, desde o planejamento até o pós venda.

O gestor na construção civil

O gestor de obras de uma empresa civil possui uma série de atividades que precisam ser levadas em consideração, pois os consumidores desse segmento criam uma alta expectativa quanto à qualidade da obra e o cumprimento dos prazos por conta do alto investimento.

Outro ponto muito importante é a segurança da obra, por isso é necessário o máximo de atenção às exigências e normas de segurança, pois trata-se de um imóvel onde pessoas irão morar ou trabalhar, logo não pode haver nenhum tipo de risco.

Gestão de obras

O gestor deve, também, acompanhar atividades na construção como, por exemplo, o planejamento da obra, a gestão de mão de obra qualificada para a construção civil, gestão de materiais, gestão de compras e estoques, contratar e coordenar cada profissional em sua etapa, dentre outros inúmeros fatores que acompanham a gestão na construção civil.

A gestão na construção civil tem o dever de observar a obra desde o princípio, ainda na negociação, para orientar os operários e acompanhar suas atividades, sempre se comunicando e motivando-os.

Acima de tudo, o gestor deve ser um líder e se envolver com toda a equipe, tornando possível a realização das tarefas com boa qualidade de mão de obra e sempre dentro dos prazos estabelecidos com o cliente. Tendo uma boa gestão e coordenação, a construção será ainda melhor.

Gestão de obras da construção civil

Problemas na gestão de obras

Dada a complexidade desse tipo de gestão, principalmente no campo industrial, existem muitos problemas que podem ser evitados ao contratar um gestor de obras profissional:

  • Desperdício de materiais
  • Incorreção na execução de ajustes na obra
  • Ociosidade de mão-de-obra
  • Acidentes e fatalidades no trabalho
  • Abandono de postos de trabalho
  • Falta de sincronia nas etapas da obra
  • Imprevistos e "surpresas" desagradáveis
  • Atrasos e acúmulo de pequenos problemas

Gestor de obras

Por isso, o gestor da obra deve ser um profissional extremamente capacitado e com experiência, para que tenha total visão sobre a prevenção de problemas e correto alinhamento do trabalho e da obra.

Contratar gestor de obras

Escolher um gestor de obras eficiente pode ser uma missão difícil quando o profissional ou a empresa não possuem uma reputação ou um histórico de trabalho.

A Lubrimatic é especialista em construção civil e faz a gestão da sua obra com profissionais qualificados e capacitados para os mais variados tipos de serviços.

Entre em contato pelo telefone (11) 4588-7900 para maiores informações.