Empresa brasileira traz solução para crise na siderurgia e metalurgia

Com cerca de 60% das empresas paradas ou com produtividade reduzida devido a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, as indústrias metalúrgicas e siderúrgicas precisam de soluções para minimizar esses impactos. A locação de equipamentos e terceirização de serviços aparece como uma solução importante para esses setores.

Em 31/07/2020 08:34

As empresas dos setores metalúrgicos e siderúrgicos viram suas demandas reduzirem muito com a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), uma vez que elas são dependentes de outras indústrias, como as da construção civil, naval e automotiva. Encontrar soluções para minimizar os impactos nesses setores é importante para manter a produção de aço nacional. A Lubrimatic, empresa brasileira consolidada no mercado desde 1995, traz como alternativa importante para a crise nesses setores a terceirização de serviços e locação de equipamentos especializados, reduzindo a demanda por mão de obra e também os custos.

Empresa brasileira traz solução para crise na siderurgia e metalurgia

Soluções inteligentes para redução de custos são fundamentais para mater competitividade da indústria brasileira

Diante desso cenário atual, além do distanciamento social e da redução da produção de outras indústrias codependentes, um fator também determinante para essa crise é a redução da demanda global do aço em meio a pandemia, de tal forma que algumas grandes siderúrgicas tiveram que desligar alguns altos-fornos devido a menor demanda. Situação que pode refletir perdas imensuráveis.

Segundo um dado divulgado pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Pernambuco (Simmepe), a crise fez com que cerca de 60% das empresas desses segmentos estejam paradas ou com produtividade reduzida, em um total de 2 mil indústrias – sem considerar ainda as que aprovaram férias coletivas aos seus funcionários.

Crise na siderurgia e metalurgia

Siderúrgicas e metalúrgicas passam por momento delicado perante a crise

Outro exemplo importante de queda desses setores é no estado do Espírito Santo. Em relação ao desenvolvimento geral das indústrias de transformação houve queda de 14,3% na metalurgia em 12 meses. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, a metalurgia apresentou uma retração de 36%.

 

Soluções para minimizar a crise na siderurgia e metalurgia

Ainda de acordo com o Simmepe, provavelmente no período pós-pandemia o nível de produção não retornará ao anterior. Os impactos permanecerão por um tempo considerável e encontrar soluções para superar a crise da melhor forma possível é essencial.

 

Locação de equipamentos e terceirização de serviços

A agilidade, segurança e redução de custos nunca foram tão necessárias para uma indústria quanto agora em meio a uma crise de saúde mundial.

A terceirização de serviços é uma das soluções para tais problemáticas. Com ela é possível contar com empresas especializadas na atividade, além de mão de obra treinada e maquinários específicos. Estes por serem utilizados apenas em algumas situações, não são custo benéfico para a indústria adquiri-los, restando como alternativa mais viável e rentável a locação desses equipamentos. 

Locação de máquinas para manutenção em siderúrgicas e metalúrgicas

Locação de máquinas e mão-de-obra para manutenção em siderúrgicas e metalúrgicas ajuda a reduzir os custos de manutenção

Ademais, contar com um serviço automatizado, que necessite de menor número de pessoas na operação, pode garantir que as atividades ocorram mesmo nesses momentos em que são necessárias a redução da aglomeração social e da carga horária de servidores.

A Lubrimatic é uma empresa especializada em terceirização e locação de equipamentos para siderúrgicas e metalúrgicas, realizando manutenção e limpeza de:

  • Fornos
  • Reatores;
  • Tanques;
  • Carros torpedo;
  • Canais de corrida;
  • Remoção de escórias;
  • Colagem;
  • Refratários.

Para tais serviços são utilizados robôs de demolição, equipados com ferramentas e kits que possibilitam a execução de uma grande variedade de serviços.

Além dessa alternativa para a crise, outras ainda podem ser tomadas, como as mencionadas a seguir.

 

Acordos contratuais para redução de mão de obra

A redução da demanda pelos produtos e serviços e a necessidade de distanciamento social foram fatores decisivos para que houvesse alteração em escalas e redução da mão de obra nas indústrias.

Na tentativa de reduzir as demissões e manter os empregos da população dependente desses setores, foram realizados inúmeros acordos contratuais, sendo que a grande maioria foram acordos coletivos, ou seja, negociação entre sindicatos e empresas para a extensão de regras aos trabalhadores de uma determinada companhia. 

Locação de mão-de-obra para manutenção em siderúrgicas e metalúrgicas

Medidas tomadas pelo governo ajudam o setor a manter-se ativo

A indústria metalúrgica é o setor que mais firmou acordos coletivos entre março e meados de maio para a readaptação da mão de obra, utilizando a redução de jornada e/ou de salário, suspensão do contrato de trabalho, ajuda compensatória mensal e antecipação de férias coletivas. 

 

Propostas governamentais de valorização das indústrias

Em reunião no Palácio do Planalto, foram discutidas a situação atual da indústria nacional do aço devido as consequências da pandemia do COVID-19.

Nessa reunião foram levadas propostas como o aumento da oferta de crédito para as companhias e também os clientes e fornecedores.

Além disso, também foram solicitadas redução das barreiras protecionistas impostas ao aço nacional, sendo que o aumento da exportação pode ser uma das melhores alternativas para o crescimento da produção nas usinas e a garantia de manutenção dos empregos, visto que a exportação reduziu muito, já que os países que compõem a maior demanda do mercado externo desses setores também foram afetados pela pandemia.

 

Medidas de higiene para contenção da contaminação

Garantir que a produção continue ocorrendo é dependente da manutenção de uma mão de obra saudável. Portanto, é impressindível que as indústrias sigam as recomendações de higiene da Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a segurança dos trabalhadores e diminuir as necessidades de redução da mão de obra por isolamento devido a contaminação dos trabalhadores.

 

Conclusão

A crise causada pelo COVID-19 é profunda e depende de todos nós para criarmos manobras para driblá-la. Com certeza, sairemos muito mais inteligentes e melhor preparados após esse evento.

Apresentamos aqui algumas possíveis soluções, dentre elas, a de redução de custos com equipamentos, mão-de-obra e manutenção, através da contratação a partir da locação de equipamentos para limpeza e manutenção. Para isso, basta entrar em contato com a Lubrimatic e solicitar uma avaliação e proposta.

Esperamos que nossa contribuição seja eficiente no auxílio ao enfrentamento da crise. Aprofunde-se mais nos assuntos para desenvolver soluções inteligentes e compartilhe conosco nos comentários as medidas adotadas no seu negócio, para que outras pessoas possam ser ajudadas pelo seu conhecimento.