A importância da mão de obra qualificada nos serviços de demolição, escavação e elevação

Seja em construções ou na indústria, esses serviços são indispensáveis para muitas etapas do processo de trabalho. E justamente por serem tão importantes para o andamento das atividades, é necessário priorizar a segurança às suas execuções.

Todo cuidado é pouco quando se trata do deslocamento de cargas pesadas ou demolição controlada. Assim como na escavação, esses são trabalhos que requerem equipamentos adequados e mão de obra qualificada com conhecimento técnico.

 importância da mão de obra qualificada na execução de serviços de demolição, escavação e elevação

Improvisar e utilizar métodos inapropriados pode acabar prejudicando o ritmo do trabalho e afetando a qualidade do serviço final, além de oferecer grandes riscos aos envolvidos.

A segurança do trabalho é indispensável em qualquer caso onde seja necessária a execução de serviços de alto risco como esses.

Os problemas causados pela execução errada de tais serviços podem ser financeiros, estruturais, vitais, produtivos e organizacionais, entre outros.

Fizemos uma seleção de alguns fatores importantes a serem considerados na hora de avaliar a contratação de um serviço de demolição, elevação ou escavação.

Segurança

Trabalhadores não capacitados para uma determinada função não possuem a prática ou o conhecimento necessários sobre as normas de segurança do trabalho para a execução de tal tarefa. Isso implica em um serviço executado de forma errônea e que pode colocar em risco a vida e a saúde dos funcionários.

Evite acidentes em demolições

Além de serem uma ameaça à integridade de todos os trabalhadores, acidentes no ambiente de trabalho também trazem grandes transtornos a todos os envolvidos, com a possibilidade de indenização e processos judiciais.

Danos aos Equipamentos

Quando falamos de serviços de demolição, escavação e elevação estamos falando também do manuseio de equipamentos pesados, de difícil operação e, até mesmo, perigosos.

Contrate uma empresa profissional em serviços de escavação

Para operá-los corretamente e com segurança, é necessário treinamento e conhecimento técnico.

Um trabalhador não qualificado especificamente para trabalhar com aquele equipamento coloca em risco a segurança dos colegas, a qualidade do serviço final e a integridade do próprio equipamento – que são máquinas com custo alto tanto de compra como de manutenção.

É necessário também respeitar a função do equipamento. Cada máquina tem sua finalidade específica e um trabalhador profissional sabe que não se deve improvisar com seu uso – para que não aconteça assim como neste vídeo:

Gastos com Reparos

Uma mão-de-obra de baixa qualidade irá realizar um trabalho de qualidade igualmente baixa, que terá pouca durabilidade e que, eventualmente, terá que ser refeito.

Empresa especializada em elevação ou içamento de materiais

Além disso, a chance de ter que arcar com gastos em reparos de trabalhos mal feitos aumenta significativamente quando se contrata profissionais inaptos a realizar o serviço que você precisa.

No caso de trabalhos de demolição, escavação e elevação, um trabalho mal executado também pode prejudicar a estrutura/terreno ao redor do local onde o serviço está sendo executado. Isso significa ter gastos não esperados com consertos e reconstruções.

Profissionalismo

Além de ter que lidar com todos os problemas acima citados, a contratação de mão-de-obra inadequada pode gerar mais uma (e bem grande!) dor de cabeça: ter que lidar com a falta de profissionalismo.

Evite problemas com amadores desqualificados

O trabalhador que não apresenta profissionalismo irá causar uma série de problemas, pois as chances dele descumprir os acordos de trabalho são grandes.

Problemas comuns desse tipo de situação são: gastos excessivos, muito acima do que foi combinado; entrega incompleta do serviço – em casos extremos, não realiza entrega nenhuma; desorganização; descumprimento de agenda e cronograma; entre outras situações indesejáveis.

Por isso, a contratação de uma empresa qualificada faz toda a diferença na qualidade do serviço ou produto final.

Conclusão

Por mais que os trabalhadores amadores ou pouco capacitados sejam mais baratos, o risco que se corre com a contratação de funcionários inaptos para realização de tarefas tão importantes como a de demolição, escavação e elevação de cargas não compensa o valor “economizado” - visto que, no final das contas, os gastos podem acabar sendo muito maiores e o serviço de qualidade muito inferior, sem citar os riscos à segurança e integridade.

Para serviços dessa magnitude, deve-se sempre prezar pela mão-de-obra profissional e devidamente qualificada e certificada.

Para isso que viemos: mostrar profissionalismo e dar mais segurança à execução dos serviços contratados. Entre em contato conosco e solicite uma avaliação da sua necessidade.