Métodos de demolição: saiba qual é o ideal para cada situação

Existem técnicas diferentes de demolição adequadas para cada especificação de obra ou construção. Saiba aqui quais são essas técnicas e para qual caso cada uma delas é indicada.

A demolição é muito utilizada para readequação do espaço em construções com a finalidade de liberar áreas para novos projetos e obras.

Ela também pode ser realizada com a finalidade de segurança: quando alguma estrutura apresenta risco de desabamento e precisa ser derrubada para garantir a segurança das pessoas e outras construções ao redor.

Quais os tipos de demolição?

Demolição robotizada controlada à distância por controle remoto bluetooth realizada pela Lubrimatic

Demolir consiste em derrubar, ou destruir, de forma calculada e controlada, alguma estrutura – independente de seu tamanho ou composição.

Esse é um serviço muito utilizado, desde em pequenas reformas domiciliares, até em grandes alterações estruturais em prédios industriais ou em derrubadas de megaconstruções, como estádios e arenas.

Mas, como pode-se imaginar, a técnica usada para derrubar um estádio de futebol inteiro não é a mesma que é utilizada para derrubar uma parede entre a sala e a cozinha de uma pequena casa que está passando por reforma.

Existes três tipos de demolição diferentes e a escolha de qual método deve ser utilizado depende das especificações da construção, do terreno e também do objetivo da demolição.

1. Demolição Mecânica

É a demolição realizada com o auxílio de máquinas e robôs. A Lubrimatic é uma empresa especializada em demolição mecânica e destaca-se por manter sua equipe qualificada, além de possuir um portfólio completo de equipamentos para demolição.

Serviço de demolição mecânica

Demolição robotizada de parede para acessibilidade nas estações do metrô do Rio de Janeiro – Obra realizada pela Lubrimatic

Como funciona

Os equipamentos utilizados na demolição mecânica, geralmente, são de médio e grande porte e utilizam equipamentos como escavadeiras, carregadeiras e robôs de demolição.

Como todo tipo de demolição, sua operação requer mão-de-obra especializada e certificada.

Em comparação à manual, a demolição mecânica possui um ritmo e capacidade de trabalho muito maior, sendo indicada para quando existe um maior volume de serviço.

Onde é utilizada

Ideal para a demolição total ou parcial de estruturas de diferentes tamanhos com rapidez e eficiência na execução do serviço.

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição mêcanica:

  • Demoliação de lajes
  • Demolição de pisos industrializados
  • Demolição de estruturas metálicas
  • Demolição de estruturas de madeiras
  • Demolição de ligas de concretos

Fotos de trabalhos de demolição

Demolição em torre de chaminé

Projeto de demolição de torre de chaminé com robô de demolição elevado por guindaste, controlado à distância por controle remoto bluetooth – Obra realizada pela Lubrimatic

Demolição robotizada com crunch

Demolição robotizada de vigas e lajes com crunch - Obra realizada pela Lubrimatic

Demolição para reforma da piscina

Demolição para reforma da piscina do Parque Aquático Jorge Frias de Paula no Rio de Janeiro – Obra realizada pela Lubrimatic

2. Demolição por Implosão

A demolição por implosão pode ser feita com explosivos ou, então com o uso de elementos químicos, que é o método utilizado pela Lubrimatic.

Ela é realizada quando é necessário demolir estruturas muito grandes em sua totalidade - como a derrubada de um prédio inteiro de uma só vez.

Demolição por implosão do presídio Carandiru

Demolição por implosão do presídio Carandiru

Como funciona

Os explosivos ou elementos químicos são colocados em pontos estratégicos da construção, a fim de eliminar o seus pontos de apoio.

Então, as reações químicas/explosões controladas, que acontecem de forma altamente calculada e planejada, vão derrubando, um a um, as áreas de sustentação da estrutura, fazendo com que ela colapse sobre si mesma, de forma vertical.

Onde é utilizada

A demolição por implosão geralmente é utilizada em grande certos urbanos, onde a preservação das construções ao redor é imprescindível. A sua execução só pode ser realizada por peritos e profissionais certificados.

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição por implosão:

  • Demolição de estádios
  • Demolição de prédios antigos
  • Demolição de construções desativadas
  • Demolição de pontes

Vídeos de demolição por implosão

3. Demolição Manual

A demolição manual, geralmente, é de menor porte e permite ao trabalhador maior controle sobre a destruição da estrutura, o que contribui para um serviço com acabamento mais refinado.

Também pode ser chamada de demolição sustentável, pois permite o reaproveitamento de materiais que, em outra forma de demolição, seriam descartados devido ao seu nível de destruição.

Demolição de construção

Demolição de construção na Estrada da Gávea – RJ Foto: Divulgação Seop

Como funciona

Como o nome já indica, a demolição manual é realizada com o auxílio de ferramentas manuais.

Esse tipo de demolição demanda o conhecimento das normas de segurança do trabalho e também conhecimentos técnicos, de forma a evitar acidentes.

Onde é utilizada

É o tipo ideal para demolição de pequenas estruturas em ambientes que não suportam o peso de máquinas e que exigem grande cuidado de execução.

Esse tipo de demolição é adequado para casos em que existe demanda por alta precisão e pela preservação das estruturas ao redor, como a derrubada de uma parede em uma reforma.

Exemplos

Exemplos de casos em que se utiliza a demolição manual:

  • Reformas domiciliares de pequeno porte
  • Restauração de ambientes
  • Derrubada de paredes e muros

Conclusão

É fato: demolição deve ser segura. É o tipo de trabalho que não pode ter “margem de segurança”, pois o menor descuido pode causar sérias consequências.

Por isso, na hora de contratar, escolha uma empresa especializada em demolição. A Lubrimatic atua neste mercado desde Maio de 1995 e conta com um portfólio de obras de todos os portes, garantindo a qualidade e segurança na execução de todas elas.

Entre em contato conosco. Não corra riscos desnecessários. Estamos aqui para resolver seu problema com demolição.


Fontes:

Tipos de Demolição

Conheça os diferentes tipos de demolição

Você conhece os tipos de demolição?