O risco de fazer demolição sem profissionalismo e planejamento

A demolição de uma obra é a fase mais arriscada e perigosa de um projeto e, por isso, deve ser executada cautelosamente e dentro de todas as normativas, para reduzir os riscos ao máximo.

Assim como na construção de um projeto, o projeto de demolição deve elaborado de acordo com cada tipo de edificação e seus procedimentos, seguindo a norma regulamentadora 18, a qual define os procedimentos de segurança para a execução de demolições.

Demolição não é para amadores

Demolição não é para amadores: Grandes riscos e complexidade envolvem esse trabalho.

O processo de demolição deve ser realizado de maneira segura e profissional, como feito pela Lubrimatic. Os riscos de uma demolição sem planejamento pode ser tanto aqueles presentes em qualquer obra, como também perigos exclusivos da demolição.

Leia também: A importância da mão de obra qualificada na demolição.

Quais os riscos de uma demolição sem planejamento?

O planejamento da demolição deve estruturar a maneira como ela será realizada, visando sempre a segurança de todos os trabalhadores envolvidos e toda a vizinhança da construção a ser demolida.

Existem muitos riscos presentes não só na demolição como em todas as obras - mas que se tornam mais presentes em uma demolição de má qualidade.

São eles:

  • Soterramento;
  • Desmoronamento;
  • Esmagamento;
  • Quedas de construções e equipamentos;
  • Vibrações que causam rachaduras;
  • Danos causados nas edificações vizinhas;
  • Poluição do ar por conta da poeira gerada;
  • Entre outros...

Para evitar quaisquer acidentes nas obras, certifique-se que todo o planejamento está regularizado, dentro da lei, e se todos os profissionais envolvidos são capacitados e de qualidade.

Checklist para o planejamento

De forma a facilitar o processo de planejamento, preparamos um checklist simples, que pode ajudar nos passos iniciais da correta execução do trabalho:

Pessoas envolvidas

Certifique-se de contratar profissionais qualificados para demolição e que não hajam pessoas próximas à obra.

Local a ser demolido

Procure saber todos os aspectos locais e até qual ponto será realizada a demolição.

Ferramentas que serão utilizadas

Selecione previamente as ferramentas que serão utilizadas na hora da demolição. Muitos acidentes podem acontecer com o uso das ferramentas erradas.

Construções e terrenos vizinhos

Verifique todas as edificações próximas para ter certeza que não haverá comprometimento das estruturas ou outros tipos de prejuízos.

Depósito do entulho

Fazer o planejamento da remoção e depósito do entulho é fundamental, pois existem leis ambientais referentes ao descarte de resíduos da construção civil.

Como realizar a demolição

Primeiramente, verifique se as redes de energia elétrica, água, gases, canalizações de esgoto, escoamento de água e outros estão desligados, protegidos ou isolados corretamente de acordo com as normas e determinações da NR 18.5.1, que ditam medidas para garantir a segurança do procedimento.

ATENÇÃO: Lembre-se sempre de contratar profissionais para gerenciar e realizar o planejamento estratégico da operação, como a Lubrimatic.

Deixe o local devidamente sinalizado, verificando a distância das edificações vizinhas para garantir total segurança. Os trabalhadores deverão ser avisados e orientados sobre os riscos da demolição e devem ser coordenados por um profissional habilitado e de qualidade.

Saiba mais sobre Como eliminar os riscos de acidentes na demolição.

Existem diversas maneiras de executar uma demolição. Entre elas, estão as realizadas por:

  • Escavadeiras;
  • Carregadeiras;
  • Robotizada;
  • Com rompedores elétricos;
  • Explosões/implosões químicas;
  • Manual.

Consulte um profissional para saber qual o tipo de demolição é ideal para cada situação.

A Lubrimatic

A mão-de-obra especializada e o uso de tecnologia de alta performance que a Lubrimatic oferece garante excelência operacional, segurança e eficácia para demolições com diferentes graus de complexidade. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (11) 4588-7900.