Pré-fabricados: Solução ágil e econômica para a construção civil

Redução de custos e de tempo da obra, flexibilidade na alteração estrutural, aliado a um aumento na segurança e na sustentabilidade. Esses são os conceitos que os pré-fabricados imprimem na construção civil.

Em 20/02/2020 08:00

No período pós 2ª guerra mundial, em que a destruição foi maciça, era preciso encontrar uma solução para reconstruir as cidades de forma prática, rápida e barata. Começou, então, a expandir o conceito de pré-fabricados na Europa. Desde então, esse mercado vem crescendo muito e já possui uma longa história na indústria brasileira com cerca de 50 anos, mas ainda encontra algumas dificuldades em sua implantação.

 

Elevação de casas contâiner pré-fabricadas

Os pré-fabricados agilizam o processo de construção e são utilizados nos mais diversos tipos de construções.

 

De lajes a vigas e pilares, vários tipos de pré-fabricados têm se tornado a primeira opção estrutural em diferentes projetos, por exemplo de indústrias, hospitais e escolas. Por conta da flexibilidade na fabricação, essas estruturas podem ser utilizadas em construções de design inovadores, além de possuirem uma variedade de formas, incluindo curvas.

 

Como e onde são usados os pré-fabricados?

Em uma construção modular, ou seja, feita a partir de moldes pré-fabricados, os componentes são produzidos em indústrias antes das obras de fato iniciarem, para depois serem enviadas e montadas no terreno com todas as especificidades do design que o contratante determinou. As peças podem ser feitas de madeira, aço ou concreto, seguindo padrões específicos de segurança.

A aplicação dos pré-fabricados podem ser residenciais, comerciais ou mesmo para grandes construções.

 

A chave do sucesso dessa montagem é a contratação de um serviço de alta qualidade na elevação de materiais, para que a estrutura possa ser montada de forma correta, sempre levando em conta a segurança das pessoas envolvidas. Empresas como a Lubrimatic trabalham dentro de todas as normas, o que garantem padrões elevados de segurança e qualidade.

Por ser uma construção em “bloco” é possível usar essa tecnologia em diversos setores da construção civil:

  • Pontes
  • Viadutos
  • Edifícios multipavimentados
  • Galpões
  • Casas
  • Escritórios
  • Hotéis
  • Contâineres
  • Entre outros.

 

Pontes e viadutos pré-fabricados

Grandes construções também podem ser feitas com pré-fabricados.

 

Vantagens do uso dos pré-fabricados

Os pré-fabricados vêm ganhando cada vez mais espaço na construção civil, sendo usados por grandes empresas e também em construções menores, por sua ampla gama de vantagens.

 

Entrega mais rápida

Ao mesmo tempo em que ocorre a execução da fundação no canteiro de obras, as indústrias fabricam a estrutura, para que assim que ela esteja pronta já possa ser montada no terreno. Além disso, as obras se tornam menos afetadas por chuvas e pela produtividade da mão de obra. Com todos esses fatores, segundo o Modular Building Institute, pode-se reduzir até 50% no tempo de execução da obra.

 

Retorno mais rápido do capital investido

Por conta de a construção ser mais rápida, a ocupação do imóvel também acontece mais rapidamente. Dessa forma, há grande procura pelos pré-fabricados em construções comerciais, como shoppings e estacionamentos, além daquelas que necessitam de menor prazo de construção.

 

Facilidade para demolições e alterações estruturais

Quando as peças são pré-fabricadas, processos de cortes e furos em concreto para alterações estruturais se tornam mais rápidas e fáceis de serem feitas, por conta de as estruturas serem fabricadas com suporte a esse tipo de adaptação.

Além disso, a demolição estrutural também se torna mais fácil, uma vez que partes inteiras podem ser cortadas e retiradas em pedaços pré-planejados, o que aumenta consideravelmente a segurança na obra.

 

Segurança e padrão de qualidade

Como a fabricação dos componentes é realizada em ambiente industrial, seguindo normas rígidas de segurança e passando por inspeções do setor de qualidade das empresas, há menor chance de erros e maior a segurança na construção.

Vale destacar também que esse tipo de construção confere maior segurança aos trabalhadores, reduzindo o risco de acidentes de trabalho.

 

Redução de custos

A entrega mais rápida, aliada ao uso de produtos já fabricados, diminui os usos indevidos de materiais, reduzindo o custo final do produto. 

Inclusive, é possível ter um planejamento mais preciso dos gastos durante as obras, uma vez que a construção com pré-fabricados tem um custo fixo.

 

Sustentabilidade

Além do uso correto de matérias-primas, sem desperdícios, há menor consumo de água e menor geração de entulhos, contribuindo para redução de resíduos no ambiente. Ademais, os módulos ainda podem ser recondicionados para novo uso, reduzindo a demanda por novas matérias-primas.

 

Desafios da implantação dos pré-fabricados

Guidastes para elevar pré-fabricados

Os guindastes são equipamentos indispensáveis para a elevação dos materiais pré-fabricados.

 

É de conhecimento geral que a construção civil emprega uma grande quantidade de mão-de-obra, muitas vezes de profissionais sem qualificação e de populações de baixa renda. O uso de produtos fabricados em ambiente industrial pode reduzir os campos de trabalho nos canteiros de obras, provocando demissões.

Além disso, o regime de tributação governamental facilita o consumo da construção convencional e há ainda, no Brasil, certa resistência cultural quanto a modalidade de construção “em blocos”. Para que haja a redução de gastos esperada pela construção com pré-fabricados, é necessária uma produção em escala, portanto, quanto mais o mercado crescer, maior os benefícios em longo prazo.

Agora que você já conhece os principais pontos sobre o uso de pré-fabricados na construção civil, assista um vídeo que exemplifica como ocorre o processo produtivo dessa modalidade. É incrível!

 

  

Elevação e movimentação para pré-fabricados

A Lubrimatic é uma empresa que atua desde 1995 no mercado de locação de máquinas e equipamentos pesados para a construção civil, disponibilizando equipamentos necessários para a movimentação de materiais pesados como as peças pré-fabricadas, além de oferecer máquinas e serviços para cortes, furos e alterações estruturais em pré-fabricados de qualquer porte.

Para falar com a Lubrimatic, basta entrar em contato por esta página.