Produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica brasileira

O sucesso de uma indústria depende de sua produtividade. Avaliar os fatores que influem diretamente nela é de suma importância, sendo que a mão de obra especializada e a redução de custos estão entre esses principais fatores.

Em 31/07/2020 08:34

siderurgia e a metalurgia são setores básicos da economia brasileira e sua produtividade afeta diretamente outros setores, uma vez que fornecem insumos e matéria-prima para inúmeras indústrias. No Brasil, a siderurgia ainda não contempla toda quantidade de aço requerida nacionalmente e, por isso, ainda são necessárias importações, ficando ainda mais evidentes as necessidades de crescimento industrial.

Produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica brasileira

A produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica é um fator fundamental para o sucesso

A siderurgia e a metalurgia mundial e nacional têm sido afetadas por fatores econômicos e socioambientais, que representam importantes desafios em médio e longo prazo, entre os quais se destacam: 

  • Aumento da concorrência e da pressão sobre o preço de insumos na última década;
  • Intensificação da pressão exercida para a redução de impactos ambientais, em um contexto de maior exigência por qualidade de vida;
  • Elevação e incerteza sobre preços da energia em âmbito mundial.

Mesmo com tantos desafios, como são indústrias importantes para economia nacional, é necessário manter esses setores aquecidos e com produtividade de excelência, a fim de manter abastecidos seus outros ramos codependentes.

O sucesso industrial está na produtividade

Em qualquer empresa é necessário avaliar com recorrência seu nível de produtividade para mantê-la próspera, sendo que isso depende diretamente da eficiência da indústria e da racionalidade de suas atividades econômicas. Além do crescimento financeiro que são esperados, o progresso empresarial também deve impactar positivamente em seus ambientes socioculturais e no bem-estar de seus trabalhadores.

O sucesso industrial está na produtividade

A produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica é um fator fundamental para o sucesso

Como já dito, o aumento da pressão pela redução dos impactos ambientes levou as indústrias a mudarem vários processos produtivo e isso influi muito também em sua produtividade. No caso da siderurgia, o Instituto Aço Brasil (IABr) tem promovido e fomentado ações voltadas à promoção da sustentabilidade. Entre essas ações destacam-se o monitoramento de indicadores de sustentabilidade para avaliar o desempenho ambiental, social e econômico.

A produtividade depende de fatores humanos

É comum pensar que uma empresa precisa de investimentos pesados em instalações modernas e maquinários de última geração. No entanto, de pouco adianta uma indústria injetar quantidades crescentes de capital nesses insumos se não houver uma mão de obra especializada para aplicar com conhecimento, experiência e treinamento suficiente a montagem e operação desses recursos.

Estudos mostram que o fator humano é fundamental para elevar os índices de produtividade. Os equipamentos e materiais são instrumentos passivos que devem ser bem manejados por operários, técnicos e administradores.

A produtividade depende de fatores humanos

A produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica é um fator fundamental para o sucesso

Estar ciente dessa realidade é importante para que as empresas invistam em formação profissional da mão de obra e dos dirigentes, em sua remuneração e benefícios, além de criar um bom clima social, para que os trabalhadores sintam orgulho da empresa e façam sua função com empenho, responsabilidade e eficiência. Esses fatores influenciam grandemente nos resultados econômicos e financeiros dos empreendimentos.

Dessa forma, além de empenhar em seu corpo humano, se uma indústria siderúrgica ou metalúrgica necessitarem terceirizar serviços dentro de sua cadeia produtiva, é de suma importância procurar empreendimentos que possuam uma mão-de-obra treinada e especializada para, assim, garantir agilidade e segurança nos trabalhos.

A Lubrimatic é uma empresa preocupada com a produtividade industrial, provenodo soluções sob medida com a locação de maquinários especializados capazes de realizar os mais variados tipos de serviços, com equipe altamente capacitada para demandas de manutenção e limpeza de equipamentos da indústria siderúrgica e metalúrgica.

A produtividade e o desgaste de equipamentos

Uma importante falha no processo produtivo de siderúrgicas e metalúrgicas é o desgaste severo de peças e equipamentos, devido às altas temperaturas envolvidas nas etapas de fabricação o que leva a baixa durabilidade. Isso gera:

  • Elevados custos de manutenção;
  • Redução da produtividade;
  • Produção de peças com defeito;
  • Coloca em risco a integridade dos produtos já fabricados.

A produtividade depende de fatores humanos

A produtividade na indústria siderúrgica e metalúrgica é um fator fundamental para o sucesso

Conhecer os mecanismos que levam ao desgaste das peças das indústrias é um dos caminhos para buscar possíveis soluções para aumentar a vida útil dos equipamentos e, consequentemente, a produtividade. Acredita-se que escolhas bem feitas na redução desses desgastes podem aumentar o MTBF (Mean Time Between Failures) ou TMEF (Tempo Médio Entre Falhas) das peças em mais de 300% e reduzir o custo de substituição de peças em mais de 60%. Assim, é imprescindível realizar manutenções e limpezas periódicas nessas indústrias. 

A Lubrimatic, em sua atuação na siderurgia e metalurgia, é uma empresa especializada na manutenção e limpeza de fornos, reatores, tanques, carros torpedo, canais de corrida, remoção de escórias, colagem e refratários – e outras atividades que acontecem em locais de confinamento, em altas temperaturas e que podem apresentar riscos aos trabalhadores.

São utilizados robôs de demolição de controle remoto, equipados com ferramentas e kits que possibilitam a execução de uma grande variedade de serviços. Além da manutenção, a empresa é preocupada com a sustentabilidade dos negócios e redução dos resíduos na natureza.