Realidade aumentada (virtual) para prevenção de perdas e erros de projeto

Tecnologias inovadoras como a realidade virtual avançam com cada vez mais realismo e estão promovendo mudanças significativas na construção civil, permitindo a prevenção de erros, redução de riscos e maior interatividade humana com o projeto, antes mesmo que ele fique pronto.

Em 20/12/2019 08:00

Quanto mais os anos passam, mais rápido as ferramentas evoluem, com uma velocidade extraordinária. Compreendem todos os segmentos, realidades e necessidades do mercado. Com a realidade virtual aplicada à construção civil não poderia ser diferente. Você já deve ter ouvido falar de realidade virtual e o sucesso dessa ferramenta em áreas de entretenimento, certo?

No entanto, ela não se limita apenas a jogos e está inserida em vários setores do cotidiano. Sendo assim, precisamos definir o que é realidade virtual antes de entender como ela agrega valor à Construção Civil.

 

Realidade aumentada na construção civil

A realidade aumentada contribui para a prevenção de erros de projeto, acidentes de trabalho e reduz o custo de projetos.

 

A realidade virtual cria uma experiência imersiva: é como se transportasse a pessoa para outra realidade (como um tour no mundo digital por meio de óculos). Já a realidade aumentada, outra ferramenta também muito utilizada, traz os elementos digitais para a realidade física (por exemplo, trocar a pintura de um ambiente para testar qual cor fica melhor).

Mas como essas ferramentas podem ser utilizadas na Construção Civil?

 

Gerenciamento de obras

Gerenciar obras com tecnologia

A tecnologia contribui para a melhoria na eficiência da gestão de projetos e equipes.

 

Além de permitir um planejamento de custos mais apurado e realização de projetos mais compatíveis com a realidade, existem equipamentos que realizam inspeções quee permitem encontrar irregularidades na obra, avisando quais devem ser as prioridades numa rotina de manutenção.

Isso contribui para a prevenção de erros e, como consequência, existe uma diminuição de custos com possíveis eventualidades durante a construção.

 

Treinamento de colaboradores

Ter colaboradores bem qualificados na construção civil é essencial para o sucesso de uma empresa.

A tecnologia da realidade virtual pode agregar muito conhecimento, devido à riqueza de detalhes e simulações que promovem um treinamento eficiente.

Pensar no treinamento virtualizado dos seus funcionários é muito importante para melhorar a produção e reduzir custos, além de proporcionar um ambiente seguro, com menos riscos de acidentes de trabalho.

 

Melhor experiência do cliente

Treinamento com realidade virtual

A realidade aumentada contribui para a prevenção de erros de projeto, acidentes de trabalho e reduz o custo de projetos.

 

Agora vamos explorar um dos aspectos mais importantes no crescimento de uma empresa: a transformação que seu produto provoca em seu cliente.

Para aumentar as vendas de construções e empreendimentos é necessário convencer o potencial cliente que seu negócio proporcionará a melhor experiência possível.

 

Já passamos pela época dos panfletos 2D, das maquetes 3D e agora vivemos a era do Tour Virtual.

 

É possível que o cliente visualize o projeto todo por dentro, vendo como cada espaço ficará depois de pronto, permitindo até mudanças de decorações para uma experiência personalizada. Esse tour é realizado não só para convencimento de clientes, mas também para atrair visitantes potenciais.

 

Redução de custos

Como a inteligência virtual pode ser aplicada durante várias etapas da cadeia produtiva, prevenindo erros na construção, problemas de equipamentos (realizando a manutenção em tempo adequado) e acidentes trabalhistas, há redução efetiva dos custos na construção civil.

Os equipamentos utilizados para essas ferramentas ainda possuem um custo elevado, mas com a evolução tecnológica, ocorrerá a popularização desses dispositivos em breve.

Para o sucesso de um negócio, é necessário estar atento a todas novidades do mercado e se adequar ao seu segmento.

A construção civil não é formada só por matéria prima e mão de obra, mas por trás de todo processo de construção e aprimoramento da experiência do cliente há muita tecnologia aplicada, como as abordadas.

 

Você já teve experiências com essa tecnologia? Deixe seu comentário abaixo. Vamos desenvolver uma conversa sobre o tema.