Sustentabilidade na Construção Civil

Sustentabilidade é um tema cada vez mais presente em qualquer ramo industrial, principalmente na construção civil. Conheça mais sobre as práticas socioambientais que você deve aplicar em sua empresa.

A construção civil é um dos principais ramos industriais do Brasil, tendo como função ajudar a desenvolver o bem estar da sociedade e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Adotar práticas que garantam a sustentabilidade é fundamental, já que tal segmento gera muito entulho e resíduos que causam danos ao meio ambiente.

É importante que se pratique técnicas de construções mais sustentáveis, utilizando materiais de construção ecoeficientes, priorizando o uso de energias renováveis e tendo uma gestão adequada dos resíduos utilizados. Utilizar métodos sustentáveis pode melhorar a economia da sua empresa e até mesmo sua imagem diante os clientes.

O que é a sustentabilidade na construção?

Sustentabilidade na construção

O princípio da sustentabilidade é promover o consumo consciente de recursos naturais e reduzir ao máximo a geração de entulhos e resíduos, tendo como base técnicas de reaproveitamento, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais, ou seja, a obra deve ser economicamente viável, socialmente aceita e ambientalmente correta.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a construção civil tem papel essencial na realização dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável.

O Conselho Internacional da Construção (CIB), ainda segundo o MMA, aponta que a indústria da construção é o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, o que gera consideráveis impactos ambientais.

No contexto da Agenda 21, para países em desenvolvimento, a construção sustentável é definida como “um processo holístico que aspira a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes natural e construído, e a criação de assentamentos que afirmem a dignidade humana e encorajem a equidade econômica".

As práticas sustentáveis não atingem só a sustentabilidade ambiental, mas também a econômica e a social, tendo uma melhor qualidade de vida.

Para promover a sustentabilidade na construção civil, é necessário que os agentes utilizem recursos naturais de forma consciente, diminuindo o consumo e aumentando o reaproveitamento de materiais, adotando técnicas que não prejudique o meio ambiente e a sociedade em sua volta. Utilizar materiais sustentáveis e fontes de energia renovável são mudanças que precisam ser feitas também.

Promoção de medidas sustentáveis

Promova medidas sustentáveis na construção civil

A Lubrimatic separou 3 dicas para promover a sustentabilidade na sua empresa e na construção civil! Confira:

  • Utilize materiais sustentáveis, como o telhado verde (aplicação de camada vegetal na laje da edificação), bioconcreto (além do concreto reciclado, sua composição possui uma bactéria que produz carbonato de cálcio que sela as rachaduras e aumenta a durabilidade), tinta ecológica (produzida a base de matérias-primas totalmente naturais), telhas ecológicas (fabricadas a partir de fibras vegetais ou papel reciclado), dentre outros tantos materiais reutilizáveis e sustentáveis;
  • Pratique técnicas de construção sustentáveis, que promovem grandes benefícios ao seu projeto, reutilizando materiais e recursos (como concreto, água e até mesmo containers), tendo uma gestão de resíduos, cuidando e separando entulhos gerados durante o processo da construção, com o descarte ideal e responsável. Priorize a iluminação e ventilação natural ao elaborar um projeto, reduzindo assim a necessidade do uso de eletricidade (se utilizar iluminação artificial, priorize as lâmpadas LED).
  • Inclua tecnologia sustentável no seu projeto, como a instalação de energia solar (que além de gerar eletricidade, também é aquecedor de água) ou eólica nas construções.

Vantagens da construção civil sustentável

Promovendo o uso consciente de material e utilizando métodos alternativos sustentáveis, as empresas de construção civil além de reduzir seu impacto ambiental, reduz também seu custo operacional. O uso de materiais reciclados gera maior economia na obra, ou seja, um melhor custo-benefício.

Existem incentivos fiscais para construções que adotam práticas sustentáveis, como o projeto de lei federal n. 252/2014, que determina que a adoção de práticas de construção sustentável seja observada como diretriz na execução da política urbana, e o IPTU Verde, uma certificação que proporciona descontos de 5 a 20% dada a empreendimentos que adotem práticas sustentáveis empresariais e residenciais.

Uma construção civil consciente e sustentável também pode diminuir o custo final do projeto e até seu tempo de conclusão. As técnicas adotadas em uma construção civil sustentável dão mais credibilidade a empresa, que passam a ser mais valorizadas pelos clientes.

A Lubrimatic

A Lubrimatic é locadora de máquinas e equipamentos pesados, é especialista em cortes e furos em concreto, elevação de materiais, escavação e perfuração de solo e demolição de construções de qualquer tamanho, além de utilizar técnicas sustentáveis para diminuir o impacto da construção civil no meio ambiente. Para saber mais, entre em contato clicando aqui, ou pelo telefone (11) 4588-7900.