Terceirização de serviços em siderúrgicas ajudam a reduzir prejuízos da crise

A terceirização de serviços em siderúrgicas pode garantir menores custos de produção e maior excelência em atividades específicas. Em um momento de crise no setor pela pandemia do novo coronavírus, contar com empresas especializadas é de suma importância.

Em 31/07/2020 08:34

A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente o setor industrial brasileiro. A redução de demanda por aço pela queda na construção civil e outras indústrias, como a de automóveis, afetou fortemente as indústrias siderúrgicas, uma vez que este setor fornece matéria prima para os primeiros. A terceirização de serviços na siderurgia pode ser uma determinante para reduzir os prejuízos causados pela crise e compensar os altos preços atuais do aço.

A crise na siderurgia

A redução do consumo do aço nacional foi tão intensa que muitas companhias siderúrgicas precisaram paralisar altos-fornos no Brasil, fato este muito preocupante, já que pode pôr em risco muitos empregos. Uma das indústrias que precisou tomar essa medida foi a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, Rio de Janeiro. 

Crise no setor siderúrgico no Brasil

O momento de crise no setor demanda soluções inteligentes como a terceirização pra reduzir custos operacionais

Além disso, as siderúrgicas estão lidando com preços muito elevados do aço, já que desde março houve aumento de 20% no carvão e minério, sendo necessário reduzir os prejuízos acumulados pelo setor. É esperado que haja aumento de 8 a 10,5% a partir deste mês, julho de 2020.

Como transpor a crise?

Uma possível saída para compensar a queda no consumo interno do aço, seria a busca pelo mercado externo. Para isso, o governo  brasileiro permanece na tentativa de aumentar a cota de produtos semiacabados de aço que o Brasil pode exportar para os Estados Unidos sem sobretaxas (uma venda além da cota pode ser sobretaxada em 25%). Isso pode ser viável, uma vez que esses produtos são matérias-primas de siderúrgicas americanas.

Terceirização de serviços em siderúrgicas ajudam a reduzir prejuízos da crise

O momento de crise no setor demanda soluções inteligentes como a terceirização pra reduzir custos operacionais

Para mais, em meio a tantos gastos aumentados, reduzir o custo da produção é essencial para manter a produtividade de uma indústria. No setor siderúrgico, como em vários outros, a possibilidade de terceirizar serviços é uma vantagem grandiosa na contenção das despesas.

A terceirização como solução para crise

A terceirização acontece quando uma empresa contrata outra para que sejam prestados serviços complemntares à sua operação, sem que haja responsabilidade sobre os encargos trabalhistas dos colaboradores. Ou seja, se repassa uma atividade para que a outra empresa realize, como por exemplo, a manutenção de um serviço.

Terceirização ajuda na crise

Acordos e contratos de terceirização podem contribuir significativamente para redução de custos nas siderúrgicas e metalúrgicas

Para que haja sucesso na contratação do serviço, é necessário verificar de forma criteriosa qual empresa contratar, para que esta trate com excelência e agilidade a atividade. Isso é especialmente importante em serviços específicos que precisam de segurança extrema, maquinários caros e mão de obra treinada como ocorre na siderurgia.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da terceirização é justamente a redução de custos, uma vez que a empresa contratante pode gastar menos com desperdício de produtos e máquinas que são usadas apenas em algumas atividades específicas. Ademais, há menor custo com rescisões, trocas de funcionários, substituições em férias e em faltas.

Ainda, como a empresa contratada será especializada em determinado serviço, esta terá maior conhecimento sobre os processos e utilização das máquinas que agilizam o trabalho, permitindo maior produtividade e ganhos em escala para a contratante.

Otimização do tempo

A divisão ou distribuição do trabalho possibilita que os processos sejam realizados com maior fluidez, qualidade e especialização, assim, há melhor gerenciamento do tempo.

Ao terceirizar um serviço, é responsabilidade da empresa contratada garantir a segurança e condições de trabalho daquela atividade, podendo a contratante se preocupar com outra etapa da produção em que tem maior experiência.

Maior qualidade do serviço

A contratação de um serviço terceirizado permite que a empresa contratante conte com equipes mais qualificadas e experientes para determinada prática. Além disso, as empresas especializadas em um determinado setor , como a Lubrimatic, tendem a se manter atualizada sempre, possuindo maquinários mais modernos para a realização daquele serviço e, portanto, o realizando com maior qualidade e agilidade.

Empresa especializada em terceirização para siderurgias

Diante de todo exposto, fica claro que a terceirização garante maior tranquilidade para a empresa contratante, com redução de custos e maior excelência nas atividades realizadas por um serviço eficaz.

A Lubrimatic é uma empresa especializada em terceirização e aluguel de equipamentos para diversos segmentos, inclusive o siderúrgico e metalúrgico. Com a maior frota do Brasil de robôs de demolição modelo Husqvarna DXR, que são leves, de manuseio a distância por bluetooth e resistentes a altas temperaturas, realiza manutenção e limpeza de diversos ambientes em locais que podem apresentar riscos aos trabalhadores, como altos-fornos em siderúrgicas e metalúrgicas.

Se você tiver alguma dúvida sobre como é realizada a terceirização dos nossos serviços, pergunte aqui nos comentários ou entre em contato conosco pelo telefone.