• (11) 4588-7900 Fale conosco
  • Av. Pacaembu, 1234 - Várzea Paulista/SP Onde estamos
 Aplicações da escavação de solo que talvez você nem conheça

Aplicações da escavação de solo que talvez você nem conheça

Considerada indispensável na construção civil, a escavação é utilizada em uma infinidade de processos de construção e demolição.

Entretanto, algumas escavações de solo são bem incomuns, mas que valem a atenção tanto pela curiosidade, quanto pela extensão do conhecimento. Nesse texto iremos desmistificar e simplificar 4 delas:

Dragagem

Realizada no fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais, a técnica é utilizada para limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de materiais. Um exemplo famoso em que foi realizado a dragagem, foi a despoluição do Rio Tietê.

Dragagem sendo feita em rio

Nesse tipo de escavação, existem quatro subtipos:

1) Implantação

Necessário para o desenvolvimento portuário, acompanhando a necessidade de receber navios com maiores calados, que necessitam portanto de maiores profundidades de lâminas d’água nos canais de navegação;

2) Manutenção

Necessária para garantir a profundidade local da lâmina d’água, reduzida progressivamente devido ao assoreamento, permitindo assim a navegabilidade e execução de manobras, sem risco à segurança da navegação.

Em 2020, o Porto de Santos iniciou a manutenção de sua dragagem para receber navios ainda maiores).

3) Mineração

Destinada a extração de minerais com valor econômico, ou mesmo para processos de extração de minerais específicos, que demandam maior cautela ou processos especiais (ex: minérios que podem causar explosões).

4) Recuperação Ambiental

Com o objetivo de limpar áreas contaminadas, sendo realizada com equipamentos especializados para minimizar a suspensão do material contaminados (como citamos acima, o projeto de despoluição do Rio Tietê). Há também o projeto de despoluição do Rio Pinheiros, ambos na cidade de São Paulo.

As dragas  mecânicas são utilizadas para remover cascalho, areia, argila, turfa, e silte altamente consolidado. Já as dragas hidráulicas, removem areia e silte pouco consolidado.

A draga de sucção são aspiradoras e cortadoras. Nas aspiradoras, a sucção é feita por meio de um grande bocal de aspiração, como o dos aspiradores de pó. Com o auxílio de jatos de água, o material é desagregado e, através de aberturas no bocal, é aspirado e levado junto com a água aos tubos de sucção.

Escavação Arqueológica Urbana

Se você já chegou a pensar que escavações arqueológicas eram realizadas apenas em locais distantes de toda a urbanização, se enganou. Há pouco mais de uma ano, iniciou-se em Berlim a maior escavação arqueológica urbana de toda a Europa.

Escavações arqueológicas também acontecem em centros urbanos

A previsão de duração é de cinco anos, em uma área de 25.000 metros quadrados. Já foram encontrados diversos objetos e ossadas, que podem trazer informações de como os antigos alemães viviam e fragmentos históricos que também podem se encaixar em um quebra cabeças na história.

O Museu do Ipiranga em São Paulo está passando por reformas, recentemente no mês de maio foi realizada a escavação da área externa do museu que revelou objetos antigos que contam hábitos da época da monarquia.

Escavação  na Agricultura

A escavação na agricultura procede da demanda de correções de solo, de forma que o plantio, a manutenção e a colheita tornem-se mais fáceis.

Além disso, em alguns casos são necessários os sulcos para escoamento, pois em épocas chuvosas as águas causam erosão, inundam a área plantada e a colheita sofre sérios prejuízos.

Contenção de Erosão

As erosões podem ser causadas por diversos fatores, como: Construção de casas nas encostas, desmatamento, ocupação do solo por casas, mau uso de técnicas agrícolas e etc.

Esses fatores fazem com que o solo fique sobrecarregado. Consequentemente, esse solo empoeirado e sem vida pode deixar áreas expostas que se tornam repletas de ervas daninhas e espécies indesejadas.

A contenção é um método utilizado para reduzir a erosão do solo. Ou seja, para ajudar a manter no lugar o solo que tem recursos de nutrientes reduzidos.

Conclusão

A escavação é um trabalho de grande importância, que demanda especialistas e projetos bem estruturados, para estar de acordo com as legislações e garantir a segurança das pessoas.

Escrevemos este artigo porque somos especializados em escavação, fornecendo mão-de-obra e equipamentos pesados para qualquer tipo de necessidade.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com mais pessoas que possam se interessar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *