• (11) 4588-7900 Fale conosco
  • Av. Pacaembu, 1234 - Várzea Paulista/SP Onde estamos
 Construção Civil em expansão mostra oportunidades para investidores e empreendedores

Construção Civil em expansão mostra oportunidades para investidores e empreendedores

Um dos setores mais importantes da nação brasileira: Construção Civil. Com grande relevância e destaque para o mercado imobiliário, o setor segue firme e imponente em 2021.

Quando o setor começava a finalmente respirar aliviado e apresentava uma recuperação notável e promissora no início de 2020, o mundo foi atingido e surpreendido pela pandemia do coronavírus. O setor, que mostrava os primeiros sinais de crescimento real em muitos anos, viu a possibilidade de uma nova crise se aproximar.

Oportunidade em tempos de Pandemia

Como o mercado vinha enfrentando momentos  desafiadores há muito tempo, as grandes construtoras adquiriram uma vasta experiência. Ao invés de contemplarem uma grande tragédia,  notaram o setor seguir crescendo. Após longos anos de altos e baixos, as construtoras e incorporadoras estavam mais preparadas.

Incentivadas para uma mudança de realidade, o mercado imobiliário se abriu, tornando-se uma boa alternativa de crescimento. Controle financeiro, gestão de obras e planejamento otimizado já eram parte da rotina operacional das empresas do setor. Porque não aproveitar esse movimento?

Obviamente, desafios surgem a cada dia, principalmente porque, ainda estamos em meio a uma pandemia e todo cuidado é pouco. Contudo, a construção pode se manter cautelosamente otimista.

Diante das dificuldades enfrentadas, é extremamente relevante a participação do setor na economia, pois  atrai investimentos e permite trabalhar para melhores resultados durante e após a pandemia.

O novo normal: expectativas crescem no mercado imobiliário

A pandemia passou a ser a nova realidade e trouxe mudanças radicais para a população. Na tentativa de conter o vírus e as altas taxas de contaminação, o home office e o isolamento em casa passaram a ser o novo normal. E estar em casa integralmente fez as pessoas começarem a dar mais atenção ao local onde moram.

Um lar confortável, isolamento acústico e um espaço apropriado para trabalhar sem que a rotina dos familiares interferissem se tornaram a maior necessidade. Diante do novo cenário, tornou-se impossível ignorar a importância de investir em melhorias ou em um novo imóvel, o que, para a construção civil, foi uma grande vantagem.

Mesmo que no inicio da pandemia o setor enfrentou queda pelo alto custo dos materiais, aumento do desemprego e consequente perda de poder aquisitivo dos clientes potenciais, essa nova necessidade e os incentivos do governo mudaram um pouco o cenário no final do último ano.

Construção Civil foi o setor que mais gerou empregos em 2020, segundo a Pnad Contínua

Eis que no segundo semestre de 2020, vimos um aumento na busca por um segundo imóvel e investimentos em reformas. Esse fator aqueceu o mercado de construção, que devolveu os ganhos para a sociedade e economia.

Construção é um setor que gira junto com a economia e esse foi o momento em que essa realidade ficou ainda mais clara. A maior busca por imóveis e as facilidades dos incentivos renderam novos contratos, gerando mais empregos no mercado e inovando todo o setor.

As construtechs

O isolamento social se tornou necessidade, o que digitalizou a construção e foi terreno fértil para softwares de gestão e outros sistemas de planejamento, atendimento e comunicação ganharem espaço na construção civil.

A retomada da economia

Com a nova realidade da pandemia incentivando a movimentação imobiliária e os números vistos no final de 2020 e começo de 2021 expondo: a Selic, a taxa básica de juros, teve uma queda histórica de 2%. A maior razão de tudo isso foi o mercado estar aberto para essa realidade e as construtoras preparadas.

Taxa de juros em queda é sinônimo de financiamento em bancos se tornaram mais acessíveis e com um custo mais baixo, facilitando parcelamentos a longo prazo. Os números foram o aval para que os clientes voltassem a consumir os produtos da construção civil em busca de um espaço melhor para viver e trabalhar.

O futuro para as construtoras

A construção é peça fundamental na retomada da economia brasileira e, ao que tudo indica, o mercado imobiliário será a porta de entrada. No entanto, para aproveitar ao máximo as oportunidades, as construtoras precisam estar preparadas, ainda que com um futuro otimista.

Há oportunidades atualmente de locação de maquinário para construção civil: uma oportunidade que reduz custos e garante segurança. Para maiores informações acesse nosso site www.lubrimatic.com.br.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *