• (11) 4588-7900 Fale conosco
  • Av. Pacaembu, 1234 - Várzea Paulista/SP Onde estamos
 Quais burocracias são necessárias para demolir uma construção?

Quais burocracias são necessárias para demolir uma construção?

Para quem pensa que demolir uma construção é simplesmente quebrar tudo e jogar fora, se engana. Isso porque a demolição exige métodos específicos, zelando pela segurança das pessoas envolvidas e da natureza, descartando corretamente entulhos e possíveis resíduos. Para que a construção posterior seja erguida naquele espaço, a demolição deve ser feita de maneira correta e completa.

Geralmente, quando as empresas de construção civil iniciam um novo serviço, firma-se uma a parceria com empresas especialistas em demolição. Como essa é uma etapa perigosa e um trabalho pesado em uma obra, o planejamento da demolição feita por especialistas é primordial antes de se iniciarem os trabalhos.

A demolição deve ser regularizada: assim como na construção, é necessário alvará para ser iniciada. Esse documento, assim como os demais, é retirado nas prefeituras.

Assista ao vídeo para compreender aspectos importantes para a demolição

Documentação necessária para demolição

Somente após obter todos os documentos e planejamentos necessários, inicia-se a demolição.

A documentação necessária e obrigatória para demolições, inclui:

  • Requerimento Padrão preenchido;
  • Pagamento da taxa de execução de obras (Demolição);
  • Título de propriedade do imóvel registrado no cartório de imóveis;
  •  Uma via da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) de autoria da obra de demolição.
  • Cópia do Alvará de Construção ou da Carta de Habite-se
  • Cópia da planta com a área a ser demolida (quando demolição parcial).

Avaliação de segurança

Um aspecto extremamente importante é a segurança de casas e estabelecimentos vizinhos: os mesmos não devem ser prejudicados nesse processo. O ideal é contratar uma empresa profissional que realiza demolições.

É preciso definir qual é a melhor forma de demolir. Cada opção é definida de acordo com o tamanho e o nível a ser realizada. Por isso, trazemos aqui as informações dos tipos de demolições existentes, para ajudar a esclarecer qual o melhor caminho.

Tipos de Demolição

Conheça os tipos de demolição e a documentação necessária para executá-la dentro da lei

Cada tipo de demolição demanda um projeto e documentação, além de equipe profissional qualificada. Aprenda quais os tipos de demolição e entenda melhor esse processo:

Demolição manual

Utilizada quando o trabalho deve ser feito de forma mais delicada e lenta ou quando há perigo de desestruturação de locais vizinhos. Também é usada para reformas de pequenos espaços e não demolições completas.

Demolição mecânica

A forma mais rápida e comum. São utilizados equipamentos como robôs de demolição, retroescavadeira, martelo pneumático, guindastes e entre outros.

É a opção ideal para obras mais rápidas e maiores. Como há a utilização desse maquinário, é necessária a contratação de trabalhadores que tenham conhecimento e experiência, além disso, não esqueça que segurança é primordial, então eles precisam de EPI.

Demolição com explosivos

Quando precisa-se demolir grandes estruturas em áreas urbanas de pouco espaço, utilizam-se explosivos. Eles têm a função de implodir as bases estruturais de prédios altos e, assim, derrubar grandes arranhas céus e pontes de maneira mais rápida e segura. O isolamento do local é outra necessidade nesse caso.

Ao finalizar o processo de demolir e destruir a construção antiga, é preciso recolher e separar corretamente os entulhos. Geralmente, é realizado pela própria empresa.

Conclusão

Realizado tudo o que listamos acima, deve-se solicitar à prefeitura uma Certidão de Conclusão de Demolição. Cada um desses procedimentos estarão no histórico do imóvel.

É isso que vai permitir a venda do terreno ou o início de uma nova construção de maneira segura e correta. Caso as partes burocráticas não sejam feitas, tanto a demolição quanto a construção civil vão estar irregulares, o que pode causar problemas futuros.

A melhor opção é se preparar e alinhar toda a documentação necessária antes mesmo de dar início ao processo.

A Lubrimatic é uma empresa especializada em demolição e locação de equipamentos para esta finalidade e está neste ramo de atividade desde 1995. Para saber mais sobre este tipo de trabalho, fale conosco neste link.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *