Abril Verde mobiliza pessoas para a prevenção de acidentes de trabalho

Abril Verde mobiliza pessoas para a prevenção de acidentes de trabalho

Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST-PB. O que marca o mês para chamar a atenção para o grave problema que são os acidentes de trabalho, que prejudicam muitas pessoas no Brasil e no mundo. Verde é a cor que simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho, e foi a cor escolhida para simbolizar o laço.

Na quarta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, aconteceu a abertura do Abril Verde, com audiência pública online. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.

Mobilização em prol da Segurança no Trabalho

A mobilização é necessária e tem como objetivo maior reduzir os acidentes em ambiente de trabalho e qualquer situação que possa agravar a saúde do trabalhador.

O envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e etc, é necessário para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem nesse universo e em decorrência do mesmo.

A mobilização global para a proteção do trabalhador é fundamental para a segurança de todos, hoje e no futuro

Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso diae produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Estatísticas sobre acidentes de trabalho

Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria ocorre com trabalhadores entre 20 e 39 anos e a relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (300.549) do que no feminino (150.054).

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo, e o número de acidentes de trabalho fatais chega a 321 mil anualmente. Além disso, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho no mundo.

As estatísticas sobre acidentes de trabalho, apesar de melhores, ainda são altamente preocupantes

As estatísticas da OIT também colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalhadores, com quase 4 mil mortes anuais em decorrência desse tipo de acidente, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Rússia.

Segundo os dados do Anuário Estatístico de Acidente de Trabalho (AET 2017), o Brasil vem conseguindo reduzir, nos últimos anos, o número de mortes (de 2.288 em 2016 para 2.096 em 2017) e acidentes registrados (de 585.626 em 2016 para 549.405 em 2017) no ambiente de trabalho.

Onde podemos melhorar

Os dados ainda são preocupantes, considerando que o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial. No Brasil, a cada 48 segundos, acontece um acidente de trabalho e, a cada 3h38min, um trabalhador perde a vida, conforme Procuradoria Geral do Trabalho em Brasília.

Os Técnicos de Segurança ainda têm grandes desafios. Entre eles, gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas e promover o atendimento às normas de segurança e saúde, favorecendo condições adequadamente seguras e saudáveis para que os trabalhadores exerçam suas atividades de modo mais produtivo.

Conclusão

Mobilizar e levar adiante o plano Abril Verde é acreditar que se pode fazer mais e ter um trabalho saudável e sem acidentes. Conscientização é necessária e somente com o envolvimento e com a troca e acesso a informações é que estabelecemos uma cultura de prevenção à vida e à saúde no ambiente de trabalho.

Segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um!

Nós da Lubrimatic nos preocupamos em todos os sentidos com a correta aplicação das leis, regras gerais e cuidados para nossos colaboradores e clientes. Buscamos acima de tudo manter a higiene, sanidade, segurança e proteção das pessoas. Conheça mais sobre nossa empresa.

Leave a Reply