Limpeza de fornos em siderúrgicas: Veja como é feita com especialistas

Limpeza de fornos em siderúrgicas: Veja como é feita com especialistas

A produção em massa de metais como o aço, diretamente ligada à história da humanidade e ao crescimento da economia mundial, já passou por várias mudanças em seus processos. Mas, a limpeza e manutenção dos equipamentos utilizados pela indústria podem se tornar insalubres se não forem tomadas as devidas medidas de segurança que especialistas utilizam no seu dia a dia.

A limpeza de fornos siderúrgicos, tarefa considerada de alto risco, exige habilidade nos processos, expertise no uso de equipamentos adequados e uma equipe treinada e experiente. Sempre visando a qualidade e a segurança dos profissionais, a Lubrimatic é uma empresa referência em limpeza de fornos.

Prevenção de falhas

Assim como outras indústrias que adotam o mesmo modelo, manter a linha de produção siderúrgica em funcionamento e evitar paradas desnecessárias é essencial para o sucesso da empresa. A manutenção e limpeza periódicas dessas áreas com equipe e maquinário especializados torna possível a retomada de seus processos com mais rapidez e eficiência, evitando problemas de médio e longo prazo.

Além de profissionais qualificados para realizar a limpeza de fornos, precaução e planejamento são importantes para a devida realização do trabalho, já que algumas operações podem ser extremamente perigosas – a temperatura de um forno pode chegar aos 1500ºC, por exemplo. Assim, a tecnologia se torna aliada desses processos na utilização de robôs controlados remotamente para auxiliar no trabalho em áreas de difícil acesso ou que possam oferecer algum risco para o profissional.

Tecnologia na indústria do aço

A indústria siderúrgica utiliza estruturas enormes e altamente complexas. Alguns fornos podem chegar a 30 metros de altura. Sua manutenção e limpeza internas podem ser perigosas, custosas e demoradas se feitas apenas por um operador manual. Portanto, ter o equipamento especializado para realizar esses processos é fundamental, o que reduz o tempo de inatividade da linha de produção e, consequentemente, aumenta a eficiência dos processos siderúrgicos.

O Husqvarna DXR, o maior robô de desmontagem do Brasil, faz parte do acervo da Lubrimatic. Compactos e leves, esses robôs são controlados remotamente e possuem braços giratórios capazes de suportar altas temperaturas. Além de uma gama de outros trabalhos de engenharia civil, esses robôs são usados para limpar fornos e remover resíduos e materiais em siderúrgicas.

Limpeza segura e automatizada

A produção em siderúrgicas ocorre em panelas e fornos muito quentes, portanto, para a limpeza dessas estruturas através somente por mão de obra humana, seria necessário aguardar o resfriamento desses equipamentos – processo que pode levar dias.

Os robôs de demolição são ideais para limpeza de fornos de siderúrgicas

O uso de máquinas especializadas para remover detritos e resíduos, além de efetuar a limpeza adequada, torna o processo mais eficaz. O uso desses equipamentos permite que fornos sejam desmontados mesmo em altas temperaturas, caso os profissionais julguem necessário.

Limpeza de material endurecido

Depois de passar pela panela, antes mesmo do resfriamento, usa-se um robô de demolição para remover o material endurecido da parede a fim de coletar e reciclar o que for útil daquele material. Esse robô permite alinhar o equipamento à panela, localizar a camada exata que deseja obter e destruir apenas ela sem afetar as outras.

Limpeza de materiais pastosos

Caso seja necessário raspar a parede interna do forno para retirar o agregado pastoso, como no caso do ferroalloy, utiliza-se um raspador de escória de lâmina rotativa para evitar que o material solidifique e reduza o volume útil da panela.

Em geral, este processo é feito repetidamente para que o refratário esteja sempre em bom estado, evitando a formação de cascas duras e a necessidade de uma demolição demorada.

Empresa de limpeza de fornos em siderúrgicas e metalúrgicas

Ter o equipamento certo e especialistas na limpeza de forno em siderúrgicas é essencial para garantir a qualidade do trabalho. Durante o processo de limpeza, é imprescindível que o serviço seja realizado com segurança, rapidez, eficiência e precisão a fim de não afetar as demais áreas do sistema que continuam operando.

A Lubrimatic é uma empresa especializada em limpeza de fornos siderúrgicos e metalúrgicos

A Lubrimatic é especializada nesse tipo de atendimento, com vasta experiência e equipamentos de alta qualidade para suprir as mais diversas necessidades das indústrias. Para entrar em contato com a empresa, clique aqui.

Acesse este link para saber mais como funciona a limpeza de siderúrgicas e metalúrgicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *