• (11) 4588-7900 Fale conosco
  • Av. Pacaembu, 1234 - Várzea Paulista/SP Onde estamos
 Medidas e estatísticas importantes de sustentabilidade para a metalurgia

Medidas e estatísticas importantes de sustentabilidade para a metalurgia

O ano de 2019 mostrou–se promissor para a metalurgia (indústria do aço). Um conceito totalmente novo se tornou um forte aliado e entrou com força total à agenda dessa indústria. Listamos algumas medidas que ganharam destaque em sustentabilidade no setor:

Economia circular

A princípio, regenerativo e restaurativo, o conceito combate a noção de eliminar resíduos, mantendo os materiais que estão sendo utilizados pelo maior tempo possível e, consequentemente, trazer benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade.

Auto Geração

Por meio da auto geração, em 2019 o consumo de energia elétrica em usinas foi suprido em 52%, graças a diminuição da quantidade de matérias-primas e energia usadas para produzir e reduzir o peso dos produtos.

Remanufatura e produto pós-consumo

A reutilização dos materiais e produtos que foram classificados como bens duráveis é a extensão de uso do produto de pós consumo, mas mantendo a mesma função que desempenhava antes.

A transformação de produtos usados (ou com defeito em produtos novos) com um novo ciclo de vida, é graças a remanufatura. Sem perda de qualidade, o aço é o material mais reciclável do mundo.

Segundo o Instituto Aço Brasil, 8 milhões de toneladas de sucata de aço foram recicladas em 2019.

Alinhamento e atualização

Alinhado com as melhores práticas para fortalecer a sustentabilidade na gestão dos negócios, o setor siderúrgico cria e mantém programas de desenvolvimento focados em atualizar competências e reter talentos. Assim, seu eletivo total passou de 112 mil colaboradores.

Maior interesse em capacitação profissional

Os indicativos mostram como os programas de desenvolvimento obtiveram um bom resultado.

Mais colaboradores procuraram se especializar e adquirir conhecimento, as mudanças ocorreram e foram notórias no eletivo próprio, em 2018 a taxa de escolaridade a nível médio era de 70,9% e em 2019 de 69,0%.

No quesito ensino superior a taxa subiu 1,8% e pós graduação 1,1%, comparando de um ano para o outro, segundo o Instituto Aço Brasil.

Tecnologia e segurança

Essa foi uma das medidas que surtiu efeito tanto na produção quanto no corpo de colaboradores em si. O casamento entre bem estar no trabalho e tecnologia garante resultados promissores como os que vimos acima.

A utilização de robôs leves, de fácil manuseio e resistentes a altas temperaturas que realizam a manutenção e limpeza de fornos, reatores, tanques, remoção de escórias, dentre outras diversas atividades em locais de confinamento com temperaturas elevadas, reduz drasticamente os riscos de segurança.

O controle via bluetooth permite o comando remoto a uma distância de até 100 metros, o que garante a segurança do operador e da operação. Atualmente há vários modelos de robôs de demolição, equipados com ferramentas e kits que possibilitam a execução de uma grande variedade de serviços.

Onde encontrar mais informação

A implementação desses parâmetros se faz mais eficiente ao terceirizar o trabalho com máquinas pesadas.

A Lubrimatic possui a maior frota do Brasil de robôs de demolição modelo Husqvarna DXR, que possuem grande aplicação na siderurgia. Oferecemos as melhores soluções em equipamentos e ferramentas para aplicações siderúrgicas e industriais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *