• (11) 4588-7900 Fale conosco
  • Av. Pacaembu, 1234 - Várzea Paulista/SP Onde estamos
 O que podemos aprender com o complexo ciclo da indústria siderúrgica

O que podemos aprender com o complexo ciclo da indústria siderúrgica

Hoje em dia, as indústrias estão dando mais atenção à manufatura, utilização e descarte de seus produtos, o que é um fator cada vez mais importante para a escolha de seus materiais, tornando a atividade siderúrgica uma referência em aplicação de soluções sustentáveis.

Mudanças climáticas e o uso sustentável de recursos naturais estão entre os principais desafios da sociedade de hoje. Isso nos coloca a par de todas as políticas ambientalistas, foco que continuará o mesmo nos anos seguintes. Existe o consenso que o design de um produto e comportamento do consumidor pode afetar a real performance ambiental e eficiência de um produto.

A chave para esse tipo de trabalho é o reconhecimento de que abordar o ciclo de vida completo de um produto do aço é a melhor maneira de mensurar e avaliar o impacto dele no meio ambiente. Assim, esta é a melhor prática para ajudar os clientes a tomarem decisões informadas sobre o uso de materiais e sua importância econômica.

Vantagens da indústria sustentável

Ao promover o uso consciente de material e utilizar métodos sustentáveis, a indústria siderúrgica consegue não somente reduzir seu impacto ambiental, mas também seus custos operacionais. Empregar práticas sustentáveis na indústria gera maior economia em seus processos, ou seja, gera um maior custo-benefício.

Existem incentivos fiscais para construções que adotam práticas sustentáveis, como o projeto de lei federal n. 252/2014, que determina que a adoção de práticas de construção sustentável seja observada como diretriz na execução da política urbana, e o IPTU Verde, uma certificação que proporciona descontos de 5 a 20% dada a empreendimentos que adotem práticas sustentáveis empresariais e residenciais.

Fazer uso de técnicas mais sustentáveis, além da redução de custo, traz mais credibilidade a empresa, que passa a ser mais valorizada pelos clientes.

O aço no dia a dia

O aço figura entre os materiais mais recicláveis do mundo e é um dos materiais mais destinados a esse fim. A indústria siderúrgica estimula a coleta e reciclagem do aço contido em produtos em fase de descarte, empregando-o na fabricação de novos produtos e mantendo a qualidade final.

Dessa forma, a produção de aço obtida a partir da reciclagem reduz o consumo de matéria-prima não renovável, gera economia às empresas que adotam essas práticas e evita a necessidade de ocupação de áreas para o descarte.

Economia Circular x Economia Linear

Com o princípio de regeneração e recuperação, este conceito visa acabar com a ideia de desperdício e utilizar os materiais durante o maior tempo possível, proporcionando benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade.

Entenda como funciona a economia circular, um conceito ilustrado para facilitar a compreensão da sustentabilidade nos processos produtivos

Com base em todas essas diretivas, desenvolvidas para o gigantesco setor da siderurgia, podemos aprender de forma mais simples as formas de melhorar os processos de quaisquer outras indústrias.

Entenda um pouco mais sobre os conceitos:

Redução

Conter a quantidade de matéria-prima e energia utilizada na produção e reduzir o peso dos produtos. Em 2019, 52% da energia elétrica consumida pela indústria foi fornecida por geração privada (autogeração).

Reutilização

A reutilização de um material ou produto classificado como bem de consumo durável é uma extensão da vida útil do produto após o consumo e mantém a função que o produto desempenha.

Reciclagem

O aço é o material mais reciclável do mundo. Pode ser reciclado continuamente sem perda de qualidade. Em 2019, foram recicladas 8 milhões de toneladas de sucatas. Esse processo está sempre em otimização para consumir menos energia e resultar em melhores produtos.

Remanufatura

A remanufatura transforma produtos usados e / ou defeituosos em novos produtos com um novo ciclo de vida.

Conclusão

O aço muitas vezes está invisível no nosso dia a dia por estar presente nas mais diversas ocasiões. Com propriedades que o fazem suportar altas e baixas temperaturas, resistência ao acúmulo de resíduos e a muitas composições químicas, longa durabilidade e baixo custo custo de manutenção, o aço se faz presente no transporte, construção civil, na indústria e também no dia a dia do consumidor final desempenhando as mais diversas tarefas e facilitando a vida na indústria e na sociedade em geral. 

O aprendizado das técnicas e estratégias desenvolvidas podem mudar a forma como trabalhamos, até mesmo nos pequenos movimentos.

Na Lubrimatic, estudamos e implementamos as melhores soluções para ajudar a siderurgia a tornar-se cada vez mais sustentável, dando apoio e suprindo as necessidades com mão-de-obra qualificada, equipamentos pesados de qualidade. Sempre visando a qualidade e a segurança dos profissionais, a Lubrimatic é referência nos mais diversos atendimentos relacionados à indústria siderúrgica, contando com vasta experiência e equipamentos de alta qualidade para suprir as mais diversas necessidades. Para entrar em contato com a empresa, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *